A saúde auditiva no contexto do envelhecimento populacional: AMBULATÓRIO DE FOLLOW-UP AUDITIVO

01/07/2021 17:42

COORDENADORA:

Profa. Dra. Karina Mary de Paiva – UFSC

PESQUISADORES ENVOLVIDOS:

Profa. Dra. Patrícia Haas – UFSC

Luciana Berwanger Cigana – Instituto Otovida – Estudo Multicêntrico

Objetivo: Criação de um Ambulatório de Follow-up Auditivo (AFA) para monitoramento do processo de reabilitação auditiva em idosos atendidos no serviço ambulatorial de saúde auditiva (SASA) do estado de Santa Catarina (Brasil), no Instituto Otovida.

As ações do AFA envolverão monitoramento audiológico, com avaliação do comprometimento das habilidades auditivas, reavaliação periódica da cognição e avaliações multiprofissional. A criação do ambulatório para monitoramento do processo de reabilitação auditiva permitirá esclarecer o desempenho funcional da audição nos idosos, já que envolverá a avaliação da cognição e das habilidades auditivas, representando uma estratégia para garantir a efetividade do processo, reduzir o abandono do uso dos aparelhos e as consequências em função do convívio com o déficit auditivo que impacta tanto na participação e interação do idoso no núcleo familiar e na sociedade. Os resultados obtidos com o monitoramento no ambulatório poderão auxiliar nas estratégias de reabilitação traçadas pelos serviços de atenção à saúde auditiva que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD).