História

O GELCE foi idealizado pela Profa Ana Paula de Oliveira Santana em 2012  para dar continuidade às suas pesquisas na área da linguagem, a partir dessa perspectiva social.

A professora Ana Paula de Oliveira Santana é Fonoaudióloga, Mestra e Doutora em Linguística, Professora da Pós-Graduação em Linguística e da Pós-Graduação em Fonoaudiologia da UFSC.

O GELCE é tanto um projeto de extensão da UFSC quanto um Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq.  Ao longo dos anos o GELCE foi se modificando. Inclusive com relação ao nome: inicialmente foi criado o projeto de extensão denominado Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE) junto ao grupo do CNPq intitulado Linguagem, Cognição e Audição: implicações para a Educação e Saúde. Atualmente temos o mesmo título para o Projeto de Extensão e Pesquisa: Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação: implicações para a Saúde.

O GELCE também foi se ampliando, acolhendo pesquisadores e profissionais de outras áreas que não só da Fonoaudiologia e da Linguística, e se constituindo como um grupo interdisciplinar e agora também podemos dizer que é transdisciplinar pois discute principalmente  vários campos do conhecimentos unidos por uma concepção sócio-histórica de sujeito, social e de linguagem. Atualmente conta com profissionais de várias áreas Libras, Língua Portuguesa/Língua Estrangeira, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Saúde Coletiva e Educacão Especial que se interessam pelo debate de questões interativas  vinculada às atividades humanas sobretudo na campo educação e da saúde.

As pesquisas do grupo sobre os estudos da linguagem têm implicações diretas para a educação e saúde. No campo da educação, aprofundam questões teóricas sobre teorização e práticas linguísticas em sala de aula, aprimorando processos de alfabetização, letramento e ensino da língua portuguesa. Além disso, os estudos no campo da Educação Inclusiva envolvem Bilinguismo na surdez, interpretação/tradução em língua de sinais, inclusão de pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autístico e com dificuldades na aprendizagem de linguagem escrita.

No campo da saúde, os estudos da linguagem aprofundam teorias, novas formas de avaliação e terapia da linguagem envolvendo questões relacionadas à alterações como Demência, Afasia, Gagueira, Transtornos da Linguagem, Transtorno do Espectro Autístico, Transtornos de Linguagem Oral e Escrita, Dislexia, TDAH e demais distúrbios da linguagem. Desta forma, as pesquisas nesse campo têm implicações diretas para a clínica da linguagem e aprimoram a formação de profissionais de saúde que buscam o aprofundamento dos estudos linguísticos