Corpo Docente

Professores permanentes:

Ana Carolina De Assis Moura Ghirardi
E-mail: carolina.ghirardi@ufsc.br
Currículo Lattes

Atualmente desenvolve pesquisas em dois eixos:
1) Linha Fonoaudiologia na Atenção primária à Saúde: investigação relacionada às condições de produção vocal de profissionais da voz, envolvendo a qualidade de vida relacionada à voz, índice de desvantagem vocal, prevalência de sintomas vocais e sua relação com os aspectos do ambiente e organização do trabalho, bem como aspectos específicos da expressividade oral relacionada ao contexto profissional.
2) Linha Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade: Investigação clínica e instrumental dos fatores determinantes e dos múltiplos parâmetros da qualidade vocal na infância, adolescência, vida adulta e senescência. Este projeto prevê ainda investigar a saúde e o uso da voz falada e cantada, em contexto profissional e no cotidiano. Contempla, além disso, estudos sobre os efeitos vocais de diferentes abordagens terapêuticas, além do estudo e desenvolvimento de recursos e tecnologias assistivas para reabilitação dos distúrbios vocais, e seus resultados na qualidade vocal e expressividade oral.

Ana Maria Furkim
E-mail: ana.furkim@ufsc.br
Currículo Lattes

Atualmente desenvolve pesquisa em um eixo:
1) Linha de pesquisa: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade:
Estudo de doenças e agravos de saúde e da utilização de práticas tecnológicas inovadoras, voltadas para o diagnóstico e a reabilitação fonoaudiológica. Produção do conhecimento na atenção à saúde de média e alta complexidade de processos de linguagem, voz, deglutição, motricidade orofacial, audição e equilíbrio.
O projeto de pesquisa envolve caracterizar os pacientes com disfagia orofaríngea atendidos pela fonoaudiologia nos processos avaliativos e terapêuticos internados em um Hospital referência de trauma do Estado de SC, entre os anos de 2022 a 2026. O estudo será realizado em três etapas, sendo: 1. A partir da coleta retrospectiva de dados encontrados nos prontuários, com foco nas seguintes variáveis: diagnósticos, condições clínicas presentes em cada período de atendimento, avaliação e intervenção fonoaudiológica e instrumentos utilizados; 2. Coleta prospectiva de dados de triagem, avaliação clínica, videoendoscópica e videofluoroscópica incluindo resultados terapêuticos e comparação entre eles; e 3. Realizar estudos clínicos para aprofundar a compreensão do impacto da disfagia nesses pacientes com o objetivo de criar novas estratégias de reabilitação e/ou conforto. Resultados Esperados: Espera-se que os resultados do proposto estudo auxiliem na compreensão da disfagia e sua evolução e na identificação dos fatores potencialmente associados às suas complicações, com a utilização de protocolos validados a fim de contribuir para a prevenção de alterações pulmonares e nutricionais, redução das complicações clínicas e tempo de reabilitação, além da promoção da qualidade de vida.

Ana Paula de Oliveira Santana
E-mail: ana.santana@ufsc.br
Currículo Lattes

 Atualmente desenvolve pesquisa em dois eixos:
1) Linha de Pesquisa: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade: Projeto de Pesquisa: Alterações Linguístico-Cognitivas: contextos clínicos e institucionais. Esse projeto envolve o estudo das alterações lingüístico-cognitivas que são comumente encontradas no contexto da clínica fonoaudiológica. Essas alterações podem ocorrer em sujeitos que apresentam alterações orgânicas como: seqüelas de distúrbios neurológicos como demências, afasias, deficiência intelectual, síntromes Transtorno do Espectro Autístico, surdez ou distúrbios funcionais, como  Transtornos de Aprendizagem, Discalculia, Dislexia, TDAH, dentre outros. Discute-se tanto os processos típicos de aquisição e funcionamento da linguagem quanto os processos atípicos, envolvendo avaliação e terapia fonoaudiológica a partir de uma perspectiva histórico-cultural.
2) Linha de Pesquisa  Fonoaudiologia na Atenção primária à Saúde: Projeto: Ações Transdisciplinares entre Saúde e Educação. Este projeto envolve os estudos e ações transdisciplinares relacionados à Fonoaudiologia Educacional e seus desdobramentos na interface saúde/educação. Tem como pressuposto os estudos sobre Educação Inclusiva que envolve tanto os transtornos funcionais na escola quanto Bilinguismo e Surdez, Medicalização da Educação, estudos do Letramento, dentre outros. A proposta envolve pesquisa sobre a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Promoção de Letramento e TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ) no contexto educacional, os novos leitores e novas formas de leitura. Essas pesquisas partem de uma perspectiva histórico-cultural, dos novos estudos do letramento e da Sociologia da Educação.

Daniela Polo Camargo da Silva
E-mail: daniela.polo@ufsc.br
Currículo Lattes

Atualmente desenvolve pesquisa no eixo: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade. Desenvolve pesquisas com ênfase em avaliação e diagnóstico audiológico, realizado em diferentes faixas etárias, de etiologias distintas que acometem o sistema auditivo. Tem experiência em triagem auditiva neonatal universal, diagnóstico audiológico objetivo, realizado por meio de exames eletroacústicos e eletrofisiológicos. Diagnóstico audiológico básico, por audiometria tonal liminar, audiometria de reforço visual e audiometria de altas frequências. Atualmente também desenvolve trabalhos de revisão sistemática com ou sem metanálise na área de audiologia.

Fabiane Miron Stefani
E-mail: fabiane.stefani@ufsc.br
Currículo Lattes

Atualmente desenvolve dois projetos de pesquisa:

Linha de Pesquisa: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade:

1) Projeto de Pesquisa: Efeitos da bandagem elástica terapêutica no tratamento das disfunções temporomandibulares. Objetivos: Verificar a eficácia da Bandagem Elástica Terapêutica no tratamento da função mastigatória de pacientes diagnosticados com Disfunção Temporomandibular (DTM). O projeto de pesquisa avaliará os indivíduos com DTM muscular ou mista por meio de eletromiografia de superfície antes e após a terapia fonoaudiológica realizada por meio de terapia manual e bandagem elástica terapêutica, para determinar sua eficácia.
2) Projeto de pesquisa: Características emocionais, qualidade do sono, dores orofaciais e hábitos parafuncionais em pacientes, acadêmicos da UFSC, atletas e índígenas. Objetivos: Identificar a prevalência de sinais e sintomas de estresse, depressão, ansiedade, má qualidade do sono, dores orofaciais e hábitos parafuncionais em pacientes atendidos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acadêmicos, atletas e indígenas, e correlaciona-los entre si. Metodologia: Questionários validados pertinentes a cada tema serão aplicados na população estudada. Os instrumentos a serem utilizados serão: Questionário inicial, Questionário de Depressão Ansiedade e Estresse (DASS-21), Questionário da qualidade do sono – Pittsburgh sleep quality index (PSQI), Questionário para avaliação de dor orofacial e Disfunções Temporomandibulares recomendado pela Academia Americana de Dor Orofacial, Questionário de Hábitos Parafuncionais e Bruxismo e Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida (SF-36).

Fernanda Zucki Mathias
E-mail: fernanda.zucki@ufsc.br
Currículo Lattes

Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à análise dos agravos e riscos ocupacionais à saúde do trabalhador (a partir de dados secundários). Se dedica a pesquisas voltadas para a utilização da Wikipédia como ferramenta de tecnologia educacional e de promoção de saúde auditiva. Pesquisa ainda, área da saúde auditiva ambiental.

Karina Mary de Paiva
E-mail: karina.mary@ufsc.br
Currículo Lattes

Atualmente desenvolve dois projetos de pesquisa (Linha 1):1) EPIFLORIPA: CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSOS DE FLORIANÓPOLIS: Participante deste projeto desenvolvido pelo Departamento de Saúde Pública da UFSC, coordenado pela Profa Dra Eleonora D’Orsi. Trata-se de um estudo longitudinal, de base populacional com idosos residentes em área urbana de Florianópolis. A linha de base foi realizada em 2009/10, com seguimento em 2013/14 e 2017/18. Nesta última, foram inseridos dados sobre perda auditiva referida, viabilizando estudos envolvendo Aspectos Audiológicos do Envelhecimento e sua relação com fatores biopsicossociais, funcionalidade e questões cognitivas. 2) ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE E LONGITUDINALIDADE DO CUIDADO: ASPECTOS MULTIDIMENSIONAIS EM SAÚDE: Este projeto tem como foco, em sua forma mais ampla, verificar aspectos multidimensionais da saúde (físicos, sensoriais/auditivos, cognitivos e emocionais) na população infantil, adulta e idosa. O conhecimento quanto a aspectos multidimensionais da saúde para os distintos ciclos de vida representa uma estratégia de cuidado integral, visando conhecer o perfil populacional, as demandas e questões de vulnerabilidade em saúde, de forma especial quanto à políticas e serviços já existentes voltados essas populações, viabilizando o desenvolvimento de ações referentes à Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde, proporcionando visibilidade destas ações junto aos órgãos competentes em saúde.

Maria Madalena Canina Pinheiro
E-mail: madalena.pinheiro@ufsc.br
Currículo Lattes

Linha de Pesquisa: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade.
Desenvolve projetos na área da  avaliação da percepção da fala para usuários de dispositivos auditivos e na área de avaliação e reabilitação do processamento auditivo central. Atualmente  coordena  três  projetos de pesquisa:
Instrumentos para Avaliação da Percepção de Fala- objetivo de desenvolver instrumentos para avaliar o reconhecimento da percepção da fala no silêncio e no ruído em crianças, adultos e idosos usuários de implante coclear e próteses auditivas. Avaliação e Acompanhamento Fonoaudiológico de Candidatos e Usuários de Implante Coclear-  objetivo analisar avaliações  fonoaudiológicas subjetivas e objetivas realizadas no período pré, intra e pós-operatório da cirurgia do Implante Coclear. Avaliação e Reabilitação do Processamento Auditivo Central em indivíduos com Distúrbios da Comunicação Humana- avaliar e reabilitar as habilidades auditivas centrais em crianças, adultos e idosos com distúrbios da comunicação humana. Tem interesse em estudar a relação das habilidades auditivas e cognitivas nas diferentes faixas etárias. Além de estudar e desenvolver recursos tecnológicos para  treinamento auditivo. É membro do projeto Ambulatório de Desvio Fonológico e Apraxia de Fala e do projeto  Desenvolvimento de sinais de fala e ruídos competitivos para ensaios audiológicos desenvolvido no  Laboratório de Vibrações e Acústicas da UFSC.

Patricia Haas
E-mail: patricia.haas@ufsc.br
Currículo Lattes

Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa Atualmente desenvolve pesquisa em dois eixos:
1) Linha 1: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE E LONGITUDINALIDADE DO CUIDADO: ASPECTOS MULTIDIMENSIONAIS EM SAÚDE: Este projeto tem como foco, em sua forma mais ampla, verificar aspectos multidimensionais da saúde (físicos, sensoriais/auditivos, cognitivos e emocionais) na população infantil, adulta e idosa. O conhecimento quanto a aspectos multidimensionais da saúde para os distintos ciclos de vida representa uma estratégia de cuidado integral, visando conhecer o perfil populacional, as demandas e questões de vulnerabilidade em saúde, de forma especial quanto à políticas e serviços já existentes voltados essas populações, viabilizando o desenvolvimento de ações referentes à Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde, proporcionando visibilidade destas ações junto aos órgãos competentes em saúde. 

2) Linha 2: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR CLÍNICA DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER: Este projeto tem como principal objetivo verificar a abordagem interdisciplinar clínica de pacientes com câncer atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para a atenção média em saúde; e hospitais, para o tratamento em nível de alta complexidade. São avaliados dados secundários em saúde, incluindo diagnósticos clínicos os quais são fundamentais para a conduta em saúde destes pacientes. Exames laboratoriais complementares também corroboram para a avaliação do tumor primário, comprometimento de estruturas adjacentes, disseminação para os linfonodos e outros órgãos. A propedêutica Radiológica, Tomografia computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética auxiliam na avaliação citológica dos tecidos atingidos.

Renata Coelho Scharlach
E-mail: renata.scharlach@ufsc.br
Currículo Lattes

 Atualmente no Programa de Pós Graduação atuo na Linha 2 – Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade. Desenvolvo projetos na área da avaliação objetiva e subjetiva da audição e do equilíbrio corporal em indivíduos com e sem queixas e/ou alterações cocleovestibulares. Estudo também o reconhecimento de fala em ambientes acusticamente desfavoráveis como na presença de ruído e reverberação tanto em indivíduos normo-ouvintes quanto com perda auditiva usuários ou não de próteses auditivas. Além disso, dedico-me à avaliação de indivíduos com presença do sintoma de zumbido causado por diferentes etiologias. Quanto à avaliação do equilíbrio corporal, tenho interesse em estudar as alterações de origem vestibular por meio de métodos objetivos (VEMP) e estudar a influência da oculomotricidade no equilíbrio corporal.

Stephan Paul
E-mail: stephan.paul@ufsc.br
Currículo Lattes

 Professor do Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC. Desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na interface entre fonoaudiologia, em particular audiologia e produção e análise da voz, e engenharia. Atualmente desenvolve os seguintes projetos:
1) Desenvolvimento de tecnologias chave para um futuro Implante Cochlear totalmente implantável, especialmente um sensor acústico implantável.
2) Desenvolvimento da plataforma computacional perSONA para ensaios audiológicos com foco em ensaios com ruído competitivo e fontes sonoras espacialmente distribuídas. Atualmente a plataforma conta com módulos que a) permitem a calibração de diferentes sistemas de reprodução sonora, b) a configuração de cenários acústicos usando diferentes sistemas de reprodução sonora, c) ensaios de reconhecimento da fala com ruído competitivo e fontes sonoras espacialmente distribuídas e d) construção de uma base de dados de pacientes e análise de resultados audiológicos. Futuramente devem ser desenvolvidos módulos para audiometria tonal, módulos de intercomparação anônimo de dados de pacientes (data-mining), módulos para medição de esforço auditivo, entre outros.
3) Ensaios para medição do esforço auditivo, tais como pupilometria e eletroencefalograma
4) Análise das características acústicas das vozes em bases de sinais de voz que são utilizados para avaliar o desempenho de pacientes e próteses auditivas (AASI e IC)

Professores colaboradores:

Aline Mara de Oliveira
E-mail: aline.mara.oliveira@ufsc.br
Currículo Lattes

Professora pesquisadora do Laboratório de Fonética Aplicada (FONAPLI) da UFSC com atuação em grupos de pesquisas nacionais e internacionais.
Tem interesse nos temas voltados para a área de Linguagem Oral Infantil, dos Distúrbios Motores de Fala, da Linguística aplicada na Fonoaudiologia e de desenvolvimento de tecnologias inseridas neste contexto. Atualmente, desenvolve os seguintes projetos de pesquisa:
1. Desenvolvimento de instrumentos de avaliação e de metodologias de tratamento de crianças e de adolescentes com distúrbios da comunicação.
2. Análise da produção de fala de crianças brasileiras com desenvolvimento típico de linguagem e/ou fala e com distúrbios dos sons da fala.
3. Comparação de tratamentos precoces voltados para os distúrbios da comunicação e para os distúrbios dos sons da fala.
4. Estudo da efetividade da ultrassonografia de fala na avaliação e no tratamento (biofeedback) de crianças e adolescentes brasileiras com distúrbios dos sons da fala.
5. Desenvolvimento de tecnologia aplicada na avaliação e no tratamento de crianças com distúrbios da comunicação e para os distúrbios dos sons da fala.

Aline Megumi Arakawa Belaunde
E-mail: arakawa.aline@ufsc.br
Currículo Lattes

Desenvolve pesquisas relacionadas à fonoaudiologia e a saúde coletiva, com enfoque na promoção da saúde e diferentes atores sociais. Desenvolveu pesquisas relacionadas à atenção primária à saúde. Atualmente coordena uma pesquisa com enfoque na temática da promoção da saúde e o processo de envelhecimento, relacionado aos aspectos fonoaudiológicos. Por meio da abordagem qualitativa com a metodologia do itinerário de pesquisa freireano, os participantes podem, por meio do momento dialógico, tomar consciência da sua realidade e propor mudanças em prol de melhoria da sua qualidade de vida, de acordo com suas vivências. Além disso, é docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolve pesquisas relacionadas à saúde mental na atenção primária à saúde e promoção da saúde, cujos estudos são desenvolvidos por meio de abordagens mistas com ênfase na qualitativa.