Ementas das Disciplinas

Bases Epistemológicas em Fonoaudiologia

CH: 2 créditos

Ementa:

Filosofia e epistemologia das ciências humanas e da saúde. A ciência fonoaudiológica e suas raízes epistemológicas. A produção do conhecimento: o fazer científico clássico e o fazer científico contemporâneo. Os rumos da tecnociência contemporânea e suas relações com a saúde e a sociedade.

 

Humanização e Interdisciplinaridade em Saúde

CH:  2 créditos

Ementa: Conceitos, práticas e dispositivos de humanização em saúde. Humanização da formação em saúde. Política Nacional de Humanização do SUS. Interdisciplinaridade no cuidado à saúde. Atuação multi, inter e transdisciplinar. Contribuicoes da interdisciplinaridade no campo das ciencias da saúde e da educação.

 

Fundamentos em Produção do Conhecimento

CH: 4 créditos

Ementa: Fundamentos da Metodologia Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Bases de Busca em saúde. Estratégias de coleta e análise de dados aplicados à fonoaudiologia. Análise quantitativa. Análise qualitativa.

 

Tópicos Avançados em Fonoaudiologia na Média e Alta Complexidade

CH: 4 créditos

Ementa: Estudos aprofundados de uma temática, modelo, método ou perspectiva que fundamentam a Investigação e/ou Reabilitação em Fonoaudiologia.


Tópicos Avançados em Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde

CH: 4 créditos

Ementa: Estudos aprofundados de uma temática, modelo, método ou perspectiva da fonoaudiologia na atenção primária à saúde.

 

Tecnologia aplicada ao Diagnóstico e Reabilitação

CH: 4 créditos

Ementa: Novas tecnologias aplicadas ao diagnóstico e/ou à reabilitação fonoaudiológica. Desenvolver o conhecimento científico e crítico relacionados a procedimentos e exames como instrumentos de pesquisa fonoaudiológica.

 

Políticas Públicas de Saúde e Fonoaudiologia

CH: 4 créditos

Ementa: Políticas públicas de saúde no Brasil. Promoção da saúde e prevenção de agravos no saber fonoaudiológico. Processo saúde-trabalho, aspectos atuais. Avaliação do risco e controle de doenças e agravos relacionados ao trabalho. Determinantes e as desigualdades sociais. Atual configuração do sistema de saúde brasileiro.

 

Investigação, Diagnóstico e Reabilitação em Fonoaudiologia I

CH: 4 créditos

Avaliação, diagnóstico e/ou reabilitação dos distúrbios da linguagem, da audição e/ou do equilíbrio.

 

Epidemiologia em Fonoaudiologia

CH: 4 créditos

Processo saúde-doença e determinantes sociais da saúde. Coeficientes de morbimortalidades. Desenhos de estudo epidemiológicos. Fontes de erro e viés em pesquisa. Amostragem. Medidas de associação e risco. Causalidade e Inferência causal. Validade e precisão em estudos epidemiológicos.

 

Didática do Ensino Superior

CH: 2 créditos

Ementa: História da Educação Superior no Brasil. Políticas e Gestão da educação Superior. Didática. Metodologia ativas de ensino/aprendizagem. Educação Inclusiva no Ensino Superior.

 

Investigação, Diagnóstico e Reabilitação em Fonoaudiologia II

CH: 4 créditos

Ementa: Avaliação, diagnóstico e/ou reabilitação dos distúrbios da motricidade orofacial, da voz e da deglutição.


Fonoaudiologia Educacional e Promoção à saúde

CH: 4 créditos

Fonoaudiologia Educacional e seus desdobramentos na interface saúde/educação. Políticas públicas em Educação. Educação Especial e Educação Inclusiva. Fonoaudiologia aplicada ao conhecimento da prevenção de agravos e promoção da saúde na Educação.