Estrutura Curricular

O curso de mestrado Fonoaudiologia da UFSC é presencial e tem por objetivo formar pesquisadores, docentes e profissionais especializados, promovendo a produção de conhecimento científico e tecnológico, a partir de uma visão humanizada, interdisciplinar e de formação para o atendimento na atenção à saúde na fonoaudiologia.

A estrutura curricular do Mestrado apresenta um bloco de disciplinas obrigatórias gerais para ambas as áreas de conhecimento, além de disciplinas eletivas cujos conteúdos contemplam aspectos específicos de cada área de conhecimento e/ou linha de pesquisa e dão suporte teórico e/ou metodológico à formação do estudante.

O Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia possui as informações detalhadas das disciplinas e quantitativo de créditos, assim como os demais requisitos obrigatórios que englobam a formação do estudante.

Estrutura curricular do Mestrado:

Disciplinas Obrigatórias

  • Bases Epistemológicas em Fonoaudiologia
    CH: 2 créditos

Ementa: Filosofia e epistemologia das ciências humanas e da saúde. A ciência fonoaudiológica e suas raízes epistemológicas. A produção do conhecimento: o fazer científico clássico e o fazer científico contemporâneo. Os rumos da tecnociência contemporânea e suas relações com a saúde e a sociedade.

  • Fundamentos em Produção do Conhecimento
    CH: 4 créditos

Ementa: Fundamentos da Metodologia Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Bases de Busca em saúde. Estratégias de coleta e análise de dados aplicados à fonoaudiologia. Análise quantitativa. Análise qualitativa.

  • Humanização e Interdisciplinaridade em Saúde
    CH: 2 créditos

Ementa: Conceitos, práticas e dispositivos de humanização em saúde. Humanização da formação em saúde. Política Nacional de Humanização do SUS. Interdisciplinaridade no cuidado à saúde. Atuação multi, inter e transdisciplinar.  Contribuições da interdisciplinaridade no campo das ciências da saúde e da educação.

  • Didática do Ensino Superior
    CH: 2 créditos

Ementa: História da Educação Superior no Brasil. Políticas e Gestão da educação Superior. Didática. Metodologia ativas de ensino/aprendizagem. Educação Inclusiva no Ensino Superior.

Disciplinas Eletivas

Linha de Pesquisa: Fonoaudiologia na Atenção primária à Saúde

  • Epidemiologia em Fonoaudiologia
    CH: 4 créditos

Ementa: Processo saúde-doença e determinantes sociais da saúde. Coeficientes de morbimortalidades. Desenhos de estudo epidemiológicos. Fontes de erro e viés em pesquisa. Amostragem. Medidas de associação e risco. Causalidade e Inferência causal. Validade e precisão em estudos epidemiológicos.

  • Fonoaudiologia Educacional e Promoção à saúde
    CH: 4 créditos

Ementa: Fonoaudiologia Educacional e seus desdobramentos na interface saúde/educação. Políticas públicas em Educação. Educação Especial e Educação Inclusiva. Fonoaudiologia aplicada ao conhecimento da prevenção de agravos e promoção da saúde na Educação.

  • Políticas Públicas de Saúde e Fonoaudiologia
    CH: 4 créditos

Ementa: Políticas públicas de saúde no Brasil. Promoção da saúde e prevenção de agravos no saber fonoaudiológico. Processo saúde-trabalho, aspectos atuais. Avaliação do risco e controle de doenças e agravos relacionados ao trabalho. Determinantes e as desigualdades sociais. Atual configuração do sistema de saúde brasileiro.

  • Tópicos Avançados em Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde
    CH: 4 créditos

Ementa: Estudos aprofundados de uma temática, modelo, método ou perspectiva da fonoaudiologia na atenção primária à saúde.

Linha de Pesquisa: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade:

  • Investigação, Diagnóstico e Reabilitação em Fonoaudiologia I
    CH: 4 créditos.

Ementa: Avaliação, diagnóstico e/ou reabilitação dos distúrbios da linguagem, da audição e/ou do equilíbrio.

  • Investigação, Diagnóstico e Reabilitação em Fonoaudiologia II
    CH: 4 créditos

Ementa: Avaliação, diagnóstico e/ou reabilitação dos distúrbios da motricidade orofacial, da voz e da deglutição.

  • Tecnologia aplicada ao Diagnóstico e Reabilitação
    CH: 4 créditos

Ementa: Novas tecnologias aplicadas ao diagnóstico e/ou à reabilitação fonoaudiológica. Desenvolver o conhecimento científico e crítico relacionados a procedimentos e exames como instrumentos de pesquisa fonoaudiológica.

  • Tópicos Avançados em Fonoaudiologia na Média e Alta Complexidade
    CH: 4 créditos

Ementa: Estudos aprofundados de uma temática, modelo, método ou perspectiva que fundamentam a Investigação e/ou Reabilitação em Fonoaudiologia.