Espaço Físico
Todos os docentes do programa têm suas respectivas salas dentro da UFSC, no bloco C do centro de ciências da saúde, na maioria das vezes compartilhadas, sendo estas vinculadas aos respectivos departamentos ao qual o docente está associado.
As principais salas de aula utilizadas pelo programa, são equipadas com equipamentos multimídia e acesso a internet, e estão localizadas no térreo e no segundo andar do bloco H do CCS, o qual constituiu o bloco da Pós-graduação.
INFRAESTRUTURA DO PPGFONO
Os espaços didáticos do Mestrado em Fonoaudiologia serão compartilhados com os alunos da graduação. Além disso, serão disponibilizadas 4 salas para uso efetivo dos alunos de Pós-Graduação. Os espaços administrativos também dispõem de sala para a coordenação e administração do programa, no Bloco C do CCS. As atividades de orientação ocorrerão tanto nas salas dos docentes quanto nos laboratórios de pesquisa.
A Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFSC tem estrutura para os alunos da graduação e pós-graduação.
A clínica dispõe de audiômetros de dois canais, audiômetros pediátricos, cabines equipadas com sistema de campo livre, equipamentos de ganho de inserção, imitanciômetros, equipamento para avaliação eletroacústica (emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente e produto de distorção) e eletrofisiológica da audição (potenciais de curta, média e longa latência) e do sistema vestibular, cadeira rotatória computadorizada, equipamento de vectoeletronistagmografia, videonistagmografia e otocalorímetro, equipamento portátil de triagem auditiva neonatal, macas e um poltrona reclinável, jogos de encaixe e bandinha para avaliação comportamental e lúdica, além de materiais para reabilitação vestibular, computadores e impressoras, para registro e impressão de exames. Oito salas de terapia equipadas com sistema de áudio e vídeo, mesas, cadeiras, computadores, espelho, quatro salas apresentam sistema de espelho espião e escuta, uma sala de multimídia, com televisão, mesa, cadeiras e quadro branco para seminários e supervisões. Equipamento de eletromiografia de superfície; câmeras fotográficas, filmadoras e gravadores de áudio; paquímetros; brinquedoteca; 7 banheiros, sendo um para pessoas com deficiência; uma copa, bebedouros; guarda-volumes para os alunos; sala de limpeza/desinfecção de materiais usados durante os atendimentos fonoaudiológicos; sala de depósito de materiais de limpeza.
No Hospital Universitário – UFSC o departamento de fonoaudiologia desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão em vários setores. O Laboratório de Estudos da Voz e Audição (LEVA) e contam com três salas equipadas com três cabines acústicas, dois imitanciômetros e três audiômetros, além de uma sala para avaliação eletrofisiológica da audição. As atividades de pesquisa da área de Disfagia são realizadas em diversos setores do HU: enfermarias das Clínicas Médicas I, II e III; enfermarias das Clínicas Cirúrgicas I e II; UTI adulto; ambulatório de Disfagia, Setor de Hemodinâmica para realização de videodegutograma, Ambulatório de Otorrinolaringologia para realização de Nasolaringofibroscopia para deglutição.
As atividades de pesquisa da área de Voz, Motricidade oral e em linguagem são realizadas também em parceria com o Laboratório de Fonética Aplicada (Pós-Graduação em Linguística da UFSC) onde temos possibilidade de utilização do aparelho de ultrassom portátil (Mindray 4); cabine tratada acusticamente; microfone unidirecional, transdutor micro-convexo acoplado a um computador e um estabilizador de cabeça (Articulate Instruments Ltd).
As atividades de pesquisa na área de Motricidade Oral são realizadas em parceria com os ambulatórios de Odontologia do Departamento de Odontologia/UFSC, tais como CEMDOR, Núcleo de Atendimento a Pacientes com Deformidade Facial – NAPADF/Odontologia.
O Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA), criado na década de 1980 com o objetivo de dar suporte à linha de pesquisa em acústica e vibrações do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC) da UFSC, é hoje um centro nacional de excelência na área de acústica e vibrações, firmando parcerias com algumas das principais empresas nacionais de diversos setores, como EMBRACO, EMBRAER, FIAT, GM, Ford, entre outras. Além do conhecimento gerado a partir destas parcerias, o LVA foi responsável pela formação de pessoal especializado, sendo que muitos daqueles que fizeram mestrado ou doutorado no LVA/POSMEC estão trabalhando na indústria ou atuam como docentes em várias universidades no país.
Focado inicialmente no estudo e solução de problemas de ruído industrial, o LVA expandiu enormemente sua área de atuação ao longo dos anos, e hoje desenvolve também trabalhos na área de tecnologias assistivas à audição e produção voz, bem como o processo de produção da voz e audição sob o olhar da engenharia. Esses projetos são realizados em parceria com outros departamentos e laboratórios da UFSC, tais como o Laboratório de Processamentos de Sinais Digitais (LPDS), o Departamento de Cirurgia do HU da UFSC, o Curso de Fonoaudiologia da UFSC e o Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia da UFSC. O LVA atualmente tem projetos tais como 1) Desenvolvimento de um sensor implantável para um implante coclear totalmente implantável, 2) Simulação numérica da transmissão sonora na orelha média sob condições normais e patológicas, 3) Criação de modelos digitais das estruturas da orelha média humana, 4) Desenvolvimento de uma plataforma computacional para avaliação auditiva (plataforma perSONA), 5) Desenvolvimento de prótese de voz para pacientes laringectomizados.
Além das atividades de pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação, o LVA também oferece serviços à sociedade na forma de consultorias a empresas ou por meio da realização de ensaios experimentais específicos ou normatizados da área de acústica e vibrações.
O LVA conta com uma infraestrutura de última geração para o desenvolvimento de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na área de acústica e vibrações, infraestrutura que inclui equipamentos para pesquisa na área da audição e voz listados a seguir:
- Duas câmaras reverberantes e duas câmaras semi-anecóicas
- Uma sala de audição crítica, com arranjo de alto-falantes para simulação de cenários acústicos e realização de audiometrias e gravações
- Salas de aula e reunião;
- Diversos analisadores e gravadores digitais e sistemas de aquisição de múltiplos canais (B&K, LMS, NI, Head-acoustics, Zoom H5, etc);
- Ampla gama de sensores para ensaios em acústica e vibrações (acelerômetros, microfones, vibrômetros a laser, etc);
- Equipamentos para ensaios audiométricos: Audiômetro interacoustics AC40, com diferentes fones circumauriculares, supraauriculares e de inserção
- Ampla gama de equipamentos para ensaios em acústica e vibrações (medidores de NPS, calibradores de NPS e de vibração, alto-falantes, excitadores eletrodinâmicos, amplificadores de potência, mesa giratória para microfones, osciloscópios, tubo de impedância, etc);
- Equipamentos para ensaios de acústica subjetiva (cabeça e torso artificiais KEMAR e HeadAcoustics HMSIII, equalizadores, fones de ouvido, arranjo de alto-falantes para realidade virtual acústica, etc);
- Diversos software de análise de sinais (B&K Pulse, LMS Test.Lab, NI Labview, HeadAcoustics Artemis, etc)
- Diversos software de simulação numérica (ESI VA-One, LMS Virtual.Lab, MSC Nastran/Patran, COMSOL, etc.)
Além dos espaços descritos acima também são desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão em outros locais como: Núcleo da Terceira Idade (NETI), NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil), Colégio de Aplicação da UFSC, e Coordenadoria de Acessibilidade e Apoio Pedagógico da UFSC.