Corpo Docente
Professores permanentes:
Aline Mara de Oliveira E-mail: aline.mara.oliveira@ufsc.br |
Coordena atualmente um projeto de pesquisa que busca investigar aspectos da fala, da avaliação e intervenção de crianças com transtornos dos sons da fala associado ou não com comorbidades neurotípicas. 1) Desenvolvimento e adaptações linguísticas e culturais instrumentos de avaliação e de metodologias de tratamento de crianças e de adolescentes com transtornos dos sons da fala com e sem comorbidades;2) Análise da produção de fala de crianças brasileiras com desenvolvimento típico e atípico 3) Comparação de tratamentos precoces voltados para os transtornos da comunicação e para os transtornos dos sons da fala. 4) Estudo da efetividade da ultrassonografia de fala na avaliação e no tratamento (biofeedback) de crianças e adolescentes brasileiras com transtornos dos sons da fala 5) Desenvolvimento de tecnologia aplicada na avaliação e no tratamento de crianças com distúrbios da comunicação e para os distúrbios dos sons da fala. |
Ana Carolina De Assis Moura Ghirardi |
Atualmente desenvolve pesquisas em dois eixos: 1) Linha Fonoaudiologia na Atenção primária à Saúde: investigação relacionada às condições de produção vocal de profissionais da voz, envolvendo a qualidade de vida relacionada à voz, índice de desvantagem vocal, prevalência de sintomas vocais e sua relação com os aspectos do ambiente e organização do trabalho, bem como aspectos específicos da expressividade oral relacionada ao contexto profissional. 2) Linha Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade: Investigação clínica e instrumental dos fatores determinantes e dos múltiplos parâmetros da qualidade vocal na infância, adolescência, vida adulta e senescência. Este projeto prevê ainda investigar a saúde e o uso da voz falada e cantada, em contexto profissional e no cotidiano. Contempla, além disso, estudos sobre os efeitos vocais de diferentes abordagens terapêuticas, além do estudo e desenvolvimento de recursos e tecnologias assistivas para reabilitação dos distúrbios vocais, e seus resultados na qualidade vocal e expressividade oral. |
Ana Maria Furkim |
Atualmente desenvolve pesquisa em um eixo:
1) Linha de pesquisa: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade: Estudo de doenças e agravos de saúde e da utilização de práticas tecnológicas inovadoras, voltadas para o diagnóstico e a reabilitação fonoaudiológica. Produção do conhecimento na atenção à saúde de média e alta complexidade de processos de linguagem, voz, deglutição, motricidade orofacial, audição e equilíbrio.
O projeto de pesquisa envolve caracterizar os pacientes com disfagia orofaríngea atendidos pela fonoaudiologia nos processos avaliativos e terapêuticos internados em um Hospital referência de trauma do Estado de SC, entre os anos de 2022 a 2026. O estudo será realizado em três etapas, sendo: 1. A partir da coleta retrospectiva de dados encontrados nos prontuários, com foco nas seguintes variáveis: diagnósticos, condições clínicas presentes em cada período de atendimento, avaliação e intervenção fonoaudiológica e instrumentos utilizados; 2. Coleta prospectiva de dados de triagem, avaliação clínica, videoendoscópica e videofluoroscópica incluindo resultados terapêuticos e comparação entre eles; e 3. Realizar estudos clínicos para aprofundar a compreensão do impacto da disfagia nesses pacientes com o objetivo de criar novas estratégias de reabilitação e/ou conforto. Resultados Esperados: Espera-se que os resultados do proposto estudo auxiliem na compreensão da disfagia e sua evolução e na identificação dos fatores potencialmente associados às suas complicações, com a utilização de protocolos validados a fim de contribuir para a prevenção de alterações pulmonares e nutricionais, redução das complicações clínicas e tempo de reabilitação, além da promoção da qualidade de vida. |
Ana Paula de Oliveira Santana |
Atualmente desenvolve pesquisa em dois eixos: 1) Linha de Pesquisa: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade: Projeto de Pesquisa: Alterações Linguístico-Cognitivas: contextos clínicos e institucionais. Esse projeto envolve o estudo das alterações lingüístico-cognitivas que são comumente encontradas no contexto da clínica fonoaudiológica. Essas alterações podem ocorrer em sujeitos que apresentam alterações orgânicas como: seqüelas de distúrbios neurológicos como demências, afasias, deficiência intelectual, síntromes Transtorno do Espectro Autístico, surdez ou distúrbios funcionais, como Transtornos de Aprendizagem, Discalculia, Dislexia, TDAH, dentre outros. Discute-se tanto os processos típicos de aquisição e funcionamento da linguagem quanto os processos atípicos, envolvendo avaliação e terapia fonoaudiológica a partir de uma perspectiva histórico-cultural. 2) Linha de Pesquisa Fonoaudiologia na Atenção primária à Saúde: Projeto: Ações Transdisciplinares entre Saúde e Educação. Este projeto envolve os estudos e ações transdisciplinares relacionados à Fonoaudiologia Educacional e seus desdobramentos na interface saúde/educação. Tem como pressuposto os estudos sobre Educação Inclusiva que envolve tanto os transtornos funcionais na escola quanto Bilinguismo e Surdez, Medicalização da Educação, estudos do Letramento, dentre outros. A proposta envolve pesquisa sobre a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Promoção de Letramento e TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ) no contexto educacional, os novos leitores e novas formas de leitura. Essas pesquisas partem de uma perspectiva histórico-cultural, dos novos estudos do letramento e da Sociologia da Educação. |
Cláudia Silva |
Atualmente desenvolve pesquisas na Linha Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade com trabalhos vinculados à avaliação e terapia em linguagem, com enfoque nos aspectos da linguagem escrita. Os projetos desenvolvidos preveem a atuação com os transtornos específicos de aprendizagem, abordando características do desenvolvimento infantil para as habilidades cognitivas e linguísticas associadas ao processo pré-escolar, de alfabetização e nas séries subsequentes. A atuação tem enfoque direto nas áreas da saúde (avaliação e terapia) e educação (rastreio e monitoramento), acompanhando processos típicos e atípicos do desenvolvimento infantil frente a aprendizagem e suas demandas cognitivas e linguísticas. |
Daniela Polo Camargo da Silva |
Atualmente desenvolve pesquisa no eixo: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade. Desenvolve pesquisas com ênfase em avaliação e diagnóstico audiológico, realizado em diferentes faixas etárias, de etiologias distintas que acometem o sistema auditivo. Tem experiência em triagem auditiva neonatal universal, diagnóstico audiológico objetivo, realizado por meio de exames eletroacústicos e eletrofisiológicos. Diagnóstico audiológico básico, por audiometria tonal liminar, audiometria de reforço visual e audiometria de altas frequências. Atualmente também desenvolve trabalhos de revisão sistemática com ou sem metanálise na área de audiologia. |
Diane de Lima Oliveira E-mail: diane.oliveira@ufsc.br |
Atualmente desenvolve pesquisas na Linha Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade, com trabalhos vinculados à avaliação e terapia de disfagia infantil e dificuldades alimentares, nos seguintes eixos:
1) Manejo das disfagias infantis, com o objetivo de promover o ensino, a extensão e a pesquisa científica relacionados com a prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios de deglutição e de alimentação na população pediátrica. 2) Deglutição e nutrição, com o objetivo de compreender as relações entre as condições nutricionais, a deglutição e alimentação dos pacientes com queixa de disfagia. |
Fabiane Miron Stefani |
Atualmente desenvolve dois projetos de pesquisa:
Linha de Pesquisa: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade: 1) Projeto de Pesquisa: Efeitos da bandagem elástica terapêutica no tratamento das disfunções temporomandibulares. Objetivos: Verificar a eficácia da Bandagem Elástica Terapêutica no tratamento da função mastigatória de pacientes diagnosticados com Disfunção Temporomandibular (DTM). O projeto de pesquisa avaliará os indivíduos com DTM muscular ou mista por meio de eletromiografia de superfície antes e após a terapia fonoaudiológica realizada por meio de terapia manual e bandagem elástica terapêutica, para determinar sua eficácia. |
Fernanda Zucki Mathias |
Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à análise dos agravos e riscos ocupacionais à saúde do trabalhador (a partir de dados secundários). Se dedica a pesquisas voltadas para a utilização da Wikipédia como ferramenta de tecnologia educacional e de promoção de saúde auditiva. Pesquisa ainda, área da saúde auditiva ambiental. |
Maria Isabel d’Ávila Freitas E-mail: maria.isabel@ufsc.br |
Atualmente seus interesses de pesquisa estão concentrados nas pesquisas sobre o conhecimento da população brasileira sobre a afasia, panorama brasileiro sobre o acesso à reabilitação da afasia, definição de diretrizes clínicas para atuação fonoaudiológica nas áreas de afasia e demências, e tecnologia assistida com uso do rastreamento ocular (eyetracking) para pessoas com afasia. Coordena o projeto de pesquisa multicêntrico “Conhecimento sobre afasia pela população brasileira”, que envolve pesquisadores de várias universidades brasileiras com conexão com a University of Exeter (Reino Unido). Há anos desenvolve parcerias com pesquisadores brasileiros e também internacionais (University College London) para desenvolver diretrizes de atuação fonoaudiológica na área de afasia e demências. Outro projeto de pesquisa que a docente coordena se intitula “Uso do rastreamento ocular para avaliação de indivíduos com afasia não fluente” em parceria com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI-SC). |
Maria Madalena Canina Pinheiro |
Linha de Pesquisa: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade. Desenvolve projetos na área da avaliação da percepção da fala para usuários de dispositivos auditivos e na área de avaliação e reabilitação do processamento auditivo central. Atualmente coordena três projetos de pesquisa: Instrumentos para Avaliação da Percepção de Fala- objetivo de desenvolver instrumentos para avaliar o reconhecimento da percepção da fala no silêncio e no ruído em crianças, adultos e idosos usuários de implante coclear e próteses auditivas. Avaliação e Acompanhamento Fonoaudiológico de Candidatos e Usuários de Implante Coclear- objetivo analisar avaliações fonoaudiológicas subjetivas e objetivas realizadas no período pré, intra e pós-operatório da cirurgia do Implante Coclear. Avaliação e Reabilitação do Processamento Auditivo Central em indivíduos com Distúrbios da Comunicação Humana- avaliar e reabilitar as habilidades auditivas centrais em crianças, adultos e idosos com distúrbios da comunicação humana. Tem interesse em estudar a relação das habilidades auditivas e cognitivas nas diferentes faixas etárias. Além de estudar e desenvolver recursos tecnológicos para treinamento auditivo. É membro do projeto Ambulatório de Desvio Fonológico e Apraxia de Fala e do projeto Desenvolvimento de sinais de fala e ruídos competitivos para ensaios audiológicos desenvolvido no Laboratório de Vibrações e Acústicas da UFSC. |
Renata Coelho Scharlach |
Atualmente desenvolve pesquisa no eixo: Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade. Desenvolve projetos na área da avaliação objetiva e subjetiva da audição e do equilíbrio corporal em indivíduos com e sem queixas e/ou alterações cocleovestibulares. Estuda também o reconhecimento de fala em ambientes acusticamente desfavoráveis como na presença de ruído e reverberação tanto em indivíduos normo-ouvintes quanto com perda auditiva, usuários ou não de próteses auditivas. Além disso, dedica-se à avaliação de indivíduos com presença do sintoma de zumbido causado por diferentes etiologias. Quanto à avaliação do equilíbrio corporal, tem interesse em estudar as alterações de origem vestibular por meio de métodos objetivos (VEMP) e estudar a influência da oculomotricidade no equilíbrio corporal. |
Stephan Paul |
Professor do Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC. Desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na interface entre fonoaudiologia, em particular audiologia e produção e análise da voz, e engenharia. Atualmente desenvolve os seguintes projetos: 1) Desenvolvimento de tecnologias chave para um futuro Implante Cochlear totalmente implantável, especialmente um sensor acústico implantável. 2) Desenvolvimento da plataforma computacional perSONA para ensaios audiológicos com foco em ensaios com ruído competitivo e fontes sonoras espacialmente distribuídas. Atualmente a plataforma conta com módulos que a) permitem a calibração de diferentes sistemas de reprodução sonora, b) a configuração de cenários acústicos usando diferentes sistemas de reprodução sonora, c) ensaios de reconhecimento da fala com ruído competitivo e fontes sonoras espacialmente distribuídas e d) construção de uma base de dados de pacientes e análise de resultados audiológicos. Futuramente devem ser desenvolvidos módulos para audiometria tonal, módulos de intercomparação anônimo de dados de pacientes (data-mining), módulos para medição de esforço auditivo, entre outros. 3) Ensaios para medição do esforço auditivo, tais como pupilometria e eletroencefalograma 4) Análise das características acústicas das vozes em bases de sinais de voz que são utilizados para avaliar o desempenho de pacientes e próteses auditivas (AASI e IC) |
Simone Mariotti Roggia |
Atualmente, no Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia da UFSC, atua na Linha 2 – Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade. Desenvolve pesquisas com ênfase na avaliação e diagnóstico audiológico comportamental, eletroacústico e eletrofisiológico, realizado em pessoas de diferentes faixas etárias, principalmente com enfoque na detecção precoce dos efeitos dos agentes químicos sobre o sistema auditivo periférico e/ou central. Atualmente coordena o projeto de pesquisa intitulado “Um estudo sobre o sistema auditivo periférico e central de indivíduos expostos a agentes químicos e sobre os testes audiológicos que podem detectar precocemente esses efeitos”, que tem por objetivo estudar o sistema auditivo periférico e central de indivíduos expostos a agentes químicos e identificar quais testes audiológicos são mais sensíveis para a detecção precoce dos efeitos dos agentes químicos ao sistema auditivo. |