Matriz Curricular

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MESTRADO EM FONOAUDIOLOGIA

As disciplinas do curso de Mestrado em Fonoaudiologia, independentemente de seu caráter teórico ou prático, serão classificadas nas seguintes modalidades:

I – Disciplinas obrigatórias, consideradas indispensáveis à formação do estudante, podendo ser gerais ou específicas de uma área de concentração ou linha de pesquisa;

II – Disciplinas eletivas: 

a) disciplinas que compõem as linhas de pesquisa, cujos conteúdos contemplem aspectos mais específicos; 

b) demais disciplinas que compõem os campos de conhecimento do programa;

III – “Estágio de Docência”, oferecido conforme resolução específica.

Art. 29.  O Curso de Mestrado em Fonoaudiologia terá, no mínimo, 26 (vinte e seis) créditos, sendo 20 (vinte) créditos em disciplinas básicas, optativas e eletivas e 06 (seis) créditos correspondentes à dissertação.

§1º O aluno de Mestrado deverá cursar 8 (oito) créditos das disciplinas obrigatórias e 12 (doze) créditos de disciplinas eletivas, sendo no mínimo, 8 (oito) créditos na linha de pesquisa no qual está inserido.

§2º Para integralização dos créditos das eletivas, o aluno poderá cursar disciplinas oferecidas por outros programas de pós-graduação stricto sensu da UFSC ou realizar estágio docente, em concordância com o orientador.

§3º Para o cálculo dos créditos do curso, serão incluídas aulas teóricas, práticas, teórico-práticas, estágios orientados ou supervisionados e trabalho de conclusão (dissertação).

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS 

 

Bases Epistemológicas em Fonoaudiologia

CH: 2 créditos

Ementa: Filosofia e epistemologia das ciências humanas e da saúde. A ciência fonoaudiológica e suas raízes epistemológicas. A produção do conhecimento: o fazer científico clássico e o fazer científico contemporâneo. Os rumos da tecnociência contemporânea e suas relações com a saúde e a sociedade.

Professores:

Ana Carolina De Assis Moura Ghirardi
Ana Paula de Oliveira Santana

 

Humanização e Interdisciplinaridade em Saúde

CH:  2 créditos

Ementa: Conceitos, práticas e dispositivos de humanização em saúde. Humanização da formação em saúde. Política Nacional de Humanização do SUS. Interdisciplinaridade no cuidado à saúde. Atuação multi, inter e transdisciplinar.  Contribuições da interdisciplinaridade no campo das ciências da saúde e da educação.

Professores:

Fabiane Miron Stefani
Karina Mary De Paiva
Patricia Haas

 

Fundamentos em Produção do Conhecimento

CH: 4 créditos

Ementa: Fundamentos da Metodologia Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Bases de Busca em saúde. Estratégias de coleta e análise de dados aplicados à fonoaudiologia. Análise quantitativa. Análise qualitativa.

Professores:

Fabiane Miron Stefani

Karina Mary De Paiva
Patricia Haas

Daniela Polo

Ana Carolina Ghirardi

Ana Paula Santana

Renata Coelho Scharlach

Stephan Paul

 

Didática do Ensino Superior

CH: 2 créditos

Ementa: História da Educação Superior no Brasil. Políticas e Gestão da educação Superior. Didática. Metodologia ativas de ensino/aprendizagem. Educação Inclusiva no Ensino Superior.

Professores:

Ana Paula De Oliveira Santana

Patricia Haas

Fernanda Zucki

 

LINHA 1 Fonoaudiologia na Atenção primária à Saúde

 

Tópicos Avançados em Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde

CH: 4 créditos

Ementa: Estudos aprofundados de uma temática, modelo, método ou perspectiva da fonoaudiologia na atenção primária à saúde.

Professores:

Ana Paula De Oliveira Santana
Fernanda Zucki Mathias
Karina Mary De Paiva
Patricia Haas
Renata Coelho Scharlach

 

Políticas Públicas de Saúde e Fonoaudiologia

CH: 4 créditos

Ementa: Políticas públicas de saúde no Brasil. Promoção da saúde e prevenção de agravos no saber fonoaudiológico. Processo saúde-trabalho, aspectos atuais. Avaliação do risco e controle de doenças e agravos relacionados ao trabalho. Determinantes e as desigualdades sociais. Atual configuração do sistema de saúde brasileiro.

 

Professores:

Ana Paula De Oliveira Santana
Fernanda Zucki Mathias
Karina Mary De Paiva
Patricia Haas
Renata Coelho Scharlach

 

Epidemiologia em Fonoaudiologia

CH: 4 créditos

Ementa: Processo saúde-doença e determinantes sociais da saúde. Coeficientes de morbimortalidades. Desenhos de estudo epidemiológicos. Fontes de erro e viés em pesquisa. Amostragem. Medidas de associação e risco. Causalidade e Inferência causal. Validade e precisão em estudos epidemiológicos.

Professores:                                                                                                               
Karina Mary De Paiva
Patricia Haas

 

Fonoaudiologia Educacional e Promoção à saúde

CH: 4 créditos

Ementa: Fonoaudiologia Educacional e seus desdobramentos na interface saúde/educação. Políticas públicas em Educação. Educação Especial e Educação Inclusiva. Fonoaudiologia aplicada ao conhecimento da prevenção de agravos e promoção da saúde na Educação.

Professores:

Renata Coelho Scharlach

Ana Paula De Oliveira Santana

Ana Carolina De Assis Moura Ghirardi 

LINHA  2 Fonoaudiologia na Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade:

 

Tópicos Avançados em Fonoaudiologia na Média e Alta Complexidade

CH: 4 créditos

Ementa: Estudos aprofundados de uma temática, modelo, método ou perspectiva que fundamentam a Investigação e/ou Reabilitação em Fonoaudiologia.

Professores:
Ana Carolina De Assis Moura Ghirardi
Ana Maria Furkim
Ana Paula De Oliveira Santana
Daniela Polo Camargo da Silva
Fabiane Miron Stefani
Maria Madalena Canina Pinheiro
Renata Coelho Scharlach
Stephan Paul

 

Tecnologia aplicada ao Diagnóstico e Reabilitação

CH: 4 créditos

Ementa: Novas tecnologias aplicadas ao diagnóstico e/ou à reabilitação fonoaudiológica. Desenvolver o conhecimento científico e crítico relacionados a procedimentos e exames como instrumentos de pesquisa fonoaudiológica.

Professores:

Fabiane Miron Stefani
Maria Madalena Canina Pinheiro
Renata Coelho Scharlach
Stephan Paul

Daniela Polo Camargo da Silva

Ana Maria Furkim

 

Investigação, Diagnóstico e Reabilitação em Fonoaudiologia I

CH: 4 créditos

Ementa: Avaliação, diagnóstico e/ou reabilitação dos distúrbios da linguagem, da audição e/ou do equilíbrio.

Professores:
Daniela Polo Camargo da Silva
Maria Madalena Canina Pinheiro
Renata Coelho Scharlach
Stephan Paul

 

Investigação, Diagnóstico e Reabilitação em Fonoaudiologia II

CH: 4 créditos

Ementa: Avaliação, diagnóstico e/ou reabilitação dos distúrbios da motricidade orofacial, da voz e da deglutição.

Professores:                                                                                                                        
Ana Carolina De Assis Moura Ghirardi
Ana Maria Furkim
Fabiane Miron Stefani