Pra Fabiane Miron Stefani

Pra Fabiane Miron Stefani

2018 – Atual: Efeitos da bandagem elástica terapêutica no tratamento da disfunção temporomandibular. Descrição: A terapia fonoaudiológica em casos de DTM, visa o equilíbrio dos grupos musculares que auxiliam nas funções orais dos indivíduos, na redução da dor e hábitos deletérios.Como forma de complementar; intervenção clínica, a bandagem terapêutica pode proporcionar o melhor desenvolvimento; neuropsicomotor dos indivíduos, proporcionando um aumento da integração sensorial;corporal para melhor adaptação ao ambiente, obtendo melhor controle da postura;movimento. Objetivos: Verificar a eficácia da Bandagem Elástica Terapêutica; tratamento da função mastigatória de pacientes diagnosticados com Disfunção;Temporomandibular (DTM).

Integrantes: Fabiane Miron Stefani – Coordenador / Beatriz Dulcinea M. Souza – Integrante / PORPORATTI, ANDRÉ LUÍS – Integrante / Makelis Oneide dos Santos – Integrante / Camila Fernandes – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina – Outra.

 2016 – Atual: Macroprojeto: Abordagens Contemporâneas no Tratamento da Disfunção Temporomandibular. Descrição: Introdução: A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um conjunto de alterações musculares e/ou articulares que podem atingir a região orofacial. Seus sinais e sintomas mais comuns são limitação e desvios do movimento mandibular, ruídos e dores na articulação temporomandibular (ATM), sensibilidade nos músculos mastigatórios, e dores miofasciais. Atualmente inúmeras terapias para DTM são indicadas, podendo englobar medicações, fisioterapias, terapia fonoaudiológica, terapia cognitivo-comportamental, dispositivos interoclusais, agulhamentos e/ou infiltrações. Objetivos: Buscar evidências contemporâneas para o tratamento da DTM em adultos. Metodologia: Revisar a literatura em busca de tratamentos baseados em evidências. Resultados esperados: produzir revisões de literatura, relatos de casos e revisões sistemáticas com foco em abordagens contemporâneas no tratamento das DTMs; apresentar os resultados obtidos em congressos da área; publicar artigos científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) .

Integrantes: Fabiane Miron Stefani – Integrante / Graziela de Luca Canto – Integrante / André Porporatti – Coordenador / Beatriz Dulcinéia Mendes de Souza – Integrante / Fernanda Berretta Teixeira – Integrante / Jéssica Beatriz Flores da Silva – Integrante / Luiza Pereira do Nascimento – Integrante.

2016 – Atual: MACROPROJETO: DISTÚRBIOS DO SONO NA ODONTOLOGIA. Descrição: Introdução: Os distúrbios do sono são considerados atualmente um problema de saúde pública por sua alta incidência e por afetar sobremaneira a qualidade de vida da população com alto impacto na saúde. Dentre eles, estão o bruxismo do sono (BS) e os distúrbios respiratórios tais como o Ronco e a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), os quais normalmente requerem a atuação do cirurgião-dentista. O BS é uma atividade inconsciente de ranger ou apertar os dentes, com produção de sons, enquanto o indivíduo encontra-se dormindo e seus principais sinais e sintomas são hipertrofia dos músculos masseter e temporal, marcas edentadas na língua e bochecha, desgaste das superfícies incisais e oclusais dos dentes, sensibilidade ou dor à palpação da musculatura mastigatória e/ou relato de cefaleias recorrentes matinais. A SAHOS é caracterizada por uma obstrução das vias aéreas superiores que pode ocasionar colapso parcial da via aérea (hipopneia), ou uma parada total do fluxo aéreo (apneia). Os seus principais sinais e sintomas são a má qualidade do sono e as alterações comportamentais como sonolência, cansaço e irritação, além de problemas cardíacos e pulmonares, que podem levar à morte súbita. Objetivos: Estudar os Distúrbios do Sono na Odontologia, focado na busca de evidências contemporâneas para o diagnóstico e tratamento do BS e SAHOS. Metodologia: Revisar a literatura em busca de meios de diagnóstico e tratamentos baseados em evidências, realizar relatos de casos e pesquisas de campo. Resultados esperados: Orientar alunos nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e alunos de orientação científica, produzir revisões de literatura e relatos de casos com foco em abordagens contemporâneas no tratamento do bruxismo do sono e da SAHOS; apresentar os resultados obtidos em congressos da área; e publicar artigos científicos.

Integrantes: Fabiane Miron Stefani – Integrante / Graziela de Luca Canto – Integrante / André Porporatti – Integrante / Beatriz Dulcinea M. Souza – Coordenador.

2015 – Atual: Eficacia da Bandagem Elástica terapêutica em Pacientes com queixa de estática facial. Descrição: Projeto guarda-chuva com objetivo de avaliar a eficácia da bandagem elástica terapêutica em pacientes com queixa de estática facial, em que cada participante envolvido analisa diferentes aspectos desta terapêutica, como antropometria, eletromiografia de superfície, funções estomatognática, etc.

Integrantes: Fabiane Miron Stefani – Coordenador / Angela Ruviaro Busanello-Stella – Integrante / Ana Maria Mees – Integrante / Ana Paula Carneiro do Nascimento – Integrante / Camila da Rocha Borba – Integrante.

2015 – Atual: Fonoaudiologia, Saúde e Disfunção Temporomandibular. Descrição: Trata-se de um projeto que envolve diversas faces de um mesmo problema, a Disfunção Temporomandibular, tendo como objetivo geral analisar o padrão de contração dos músculos da mastigação sob influência de diferentes hábitos orais deletérios durante a mastigação e a deglutição e o impacto na qualidade de vida de indivíduos portadores de disfunção temporomandibular.

Integrantes: Fabiane Miron Stefani – Coordenador / Verônica Martins – Integrante / Bárbara Boeira – Integrante / Anna Laura Freire Gabelini – Integrante.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 6

 2014 – Atual: Correlação entre alterações de motricidade orofacial e fala e hábitos orais deletérios em crianças. Descrição: Projeto guarda-chuva em que diversos aspectos da motricidade orofacial e da fala, do ponto de vista fonético, serão analisados comparando-se com aspectos odontológicos e de hábitos orais deletérios.

Integrantes: Fabiane Miron Stefani – Coordenador / Juliana Cristina Martins – Integrante / Julia Carolina Bertola – Integrante / Ana Karoline Blos Duarte – Integrante.