Pra Helena Ferro Blasi

Pra Dra Helena Ferro Blasi

2020 – Atual: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO RELATo-BRAZIL: UM ESTUDO PILOTO COM CRIANÇAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Descrição: Introdução: A leitura se faz importante, visto que contribui para o sucesso social, acadêmico e profissional de indivíduos inseridos em uma sociedade letrada. Objetivo: Realizar estudo piloto com vistas ao desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica e vocabulário com sessões adaptadas do Programa RELATo-Brazil (BLASI & SNOWLING, 2017) com crianças do terceiro ao do ensino fundamental, entre 8 e 9 anos de idade. Metodologia: O estudo acontecerá em uma escola privada do município de São José/SC e será dividido em três fases: Fase 1 ? Avaliação inicial/ pré-teste: a) PROLEC (CAPELLINI, OLIVEIRA, & CUETOS, 2010); b) ABFW ? Parte B (Vocabulário) (BEFI-LOPES et al., 2004); c) Prova de Consciência Fonológica por produção Oral – PCFO (SEABRA e CAPOVILLA, 2012). Fase 2 ? Intervenções adaptadas do Programa RELATo-Brazil (BLASI e SNOWLING, 2017). Fase 3 ? Avaliações/pós-teste. Resultados esperados: Espera-se que as intervenções propostas pelas atividades adaptadas do Programa RELATo-Brazil promovam o desenvolvimento da consciência fonológica desenvolvimento da leitura e da consciência fonológica e contribuam para a compreensão leitora dos escolares participantes da pesquisa.

Integrantes: Helena Ferro Blasi – Coordenador / LUCIANE MARI DESCHAMPS – Integrante / Nicole Moreiras Urbini – Integrante.

2019 – Atual: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO READING AND LANGUAGE TOGETHER? RELATO – APLICADO NO BRASIL. Descrição: Introdução: A aprendizagem da leitura no sistema alfabético envolve a habilidade de compreensão da relação entre fonemas e grafemas. Leitura para compreensão requer conhecimento mais ampliado das habilidades da linguagem oral, tais como o vocabulário, gramática e a sintaxe. RELATo-Brasil é um programa de intervenção em linguagem e leitura que busca promover as habilidades de leitura em crianças falantes do Português Brasileiro. Amplamente baseado em evidências vindas dos estudos conduzidos por Hatcher e colaboradores (Hatcher, Hulme & Ellis; 1994; Hatcher et al., 2006), o RELATo-Brasil foi desenhado para desenvolver as habilidades de leitura e linguagem oral de crianças identificadas por seus professores com pobre linguagem oral ao entrarem na escola. Objetivo: Buscar evidências de validade do Programa de Intervenção Reading and language together ? RELAto – aplicado ao Brasil, de forma a torná-lo viável para o contexto escolar da realidade brasileira. Metodologia: O programa de 20 semanas tem dois componentes principais: leitura e linguagem oral e é composto por quatro etapas, sendo elas: avaliação pré-intervenção, intervenção (com duração de 20 semanas e sessões a serem administradas quatro vezes por semana, por meio de encontros em grupo com os participantes do presente estudo), avaliação pós-intervenção, e avaliação follow-up seis meses após a intervenção. Resultados esperados: Espera-se que o programa RELAto promova as habilidades de linguagem e leitura que constituem as bases da leitura qualificada em crianças no início da alfabetização no Brasil. Ainda, espera-se evidenciar a validade do programa de forma a torná-lo um instrumento de uso escolar no Brasil. Palavras-chave: Leitura, Linguagem Oral, Estudos de intervenção.

Integrantes: Helena Ferro Blasi – Coordenador / LUCIANE MARI DESCHAMPS – Integrante / Leia Gonçalves Gurgel – Integrante / Isadora Koerich – Integrante / Nicole Moreiras Urbini – Integrante.