Pra Léia Gonçalves Gurgel

Pra Dra Léia Gonçalves Gurgel

2016 – Atual: ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE UMA BATERIA DE AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR INFANTIL. Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Caroline Tozzi Reppold em 09/05/2017. Descrição: O presente projeto tem como objetivo elaborar, validar e normatizar uma bateria de instrumentos composta por escalas destinadas à avaliação das habilidades do processo de escolarização inicial de crianças entre 05 e 10 anos de idade. Para tanto, cada escala elaborada terá a finalidade de avaliar, de forma independente e dimensional, construtos relativos a três diferentes áreas do desenvolvimento infantil: linguagem, funções executivas e funções motoras. O propósito principal desta pesquisa será a de atender uma das demandas da área da saúde, a disponibilidade de instrumentos qualificados que contribuam na prática clínica e auxiliem no direcionamento de investigações diagnósticas e forneçam aos pesquisadores novos recursos metodológicos para o estudo da população infantil em idade escolar. A relevância do tema se dá pela necessidade na intervenção clínica e na prática da pesquisa, sobretudo, no que se refere à observação dos prejuízos que a escassez de medidas validadas e normatizadas implica.

Integrantes: Léia Gonçalves Gurgel – Integrante / Caroline Tozzi Reppold – Coordenador / Flávia Amaral Machado – Integrante.

2016 – Atual: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS PRÓ-SOCIAIS EM UNIVERSITÁRIOS.  Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Caroline Tozzi Reppold em 12/07/2017. Descrição: O presente projeto pretende investigar os impactos de programa de educação emocional baseado no Cultivating Emotional Balance em comportamentos pró-sociais (variáveis primárias – compaixão, autocompaixão e reconhecimento de expressões faciais) em estudantes de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, todos da área da saúde. Como objetivos secundários, pretende-se investigar buscar evidências de validade para escala de compaixão (Santa Clara Brief Compassion Scale); observar os impactos do programa no desenvolvimento de mindfulness disposicional, na redução de sintomas de depressão, no aumento de afetos positivos e na satisfação com a vida; verificar a relação entre compaixão e autocompaixão; e comparar a relação entre satisfação com a vida e compaixão. Os instrumentos a serem utilizados são Escala de Autocompaixão, Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ), Teste de reconhecimento de expressões faciais, A Lista de Afetos Positivos e Negativos (PANAS), Escala de Beck, SRQ 20 – Self-Report Questionnaire e Escala de Satisfação com a Vida. O experimento será dividido nas seguintes fases: seleção (divulgação, rastreamento e distribuição aleatória) e execução (pré-teste, intervenção, pós-teste e seguimento de três meses). Espera-se que o treinamento contribua para aumentar a compaixão, a autocompaixão e a habilidade de reconhecimento de expressões faciais e o índice de satisfação com a vida, assim como favoreça a redução de sintomas relacionados a estresse e depressão.

Integrantes: Léia Gonçalves Gurgel – Integrante / Caroline Tozzi Reppold – Coordenador / Eduarda Marchetti – Integrante.

2016 – Atual: A PSICOLOGIA POSITIVA E AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DE CURSOS SUPERIORES: UM ESTUDO TRANSCULTURAL ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Caroline Tozzi Reppold em 23/02/2017. Descrição: O projeto ora apresentado contempla a investigação de diversos construtos da Psicologia Positiva em uma amostra composta por estudantes universitários. A proposta deste projeto tem caráter inovador e possibilita, potencialmente, subsidiar futuras intervenções junto aos acadêmicos participantes. Tem como objetivo geral a avaliação de aspectos positivos de universitários, especialmente quanto à autorregulação da aprendizagem, autoeficácia, autoestima, otimismo, esperança e bem-estar.

Integrantes: Léia Gonçalves Gurgel – Integrante / Caroline Tozzi Reppold – Coordenador / Vanessa Kaiser – Integrante.