Profa Dra Aline Mara de Oliveira

2020 – Atual: Projeto Ambulatório de Desvio Fonológico e Apraxia de Fala. Descrição: O desvio fonológico é diagnosticado quando a criança apresenta dificuldades em organizar mentalmente os sons e adequar o input recebido, além de manter os processos fonológicos que já deveriam ter sido suprimidos conforme a idade, sem possuir nenhuma etiologia orgânica aparente. Os objetivos principais do projeto são: realizar avaliação de fala e audição em crianças com trocas na fala e submetê-las à terapia fonoaudiológica; investigar se existe relação entre as alterações de fala e questões auditivas centrais. As crianças serão atendidas uma vez por semana por alunos do Curso de Graduação em Fonoaudiologia que estejam no mínimo na 5ª fase do Curso, sob a supervisão de um docente do mesmo curso. Acredita-se que há uma relação entre o desvio fonológico e a apraxia de fala na infância e as alterações do sistema auditivo.

Integrantes: Aline Mara de Oliveira – Integrante / Ana Paula Blanco Dutra – Coordenador / Simone Mariotti Roggia – Integrante / Maria Madalena Canina Pinheiro –

2019 – Atual: ULTRAFONO: Ambulatório de ultrassonografia da fala. Descrição: A utilização de metodologias articulatórias (ultrassonográficas) torna-se possível analisar o detalhamento articulatório, contribuindo para o diagnóstico diferencial na clínica fonoaudiológica, e, consequentemente, para técnicas mais eficazes de terapia. O objetivo principal do projeto é prestar atendimento às crianças e/ou adultos encaminhados da Clínica Escola de Fonoaudiologia ou que se interessarem pelo atendimento fonoaudiológico por meio da ultrassonografia de língua e/ou análise acústica de fala. Os dados serão gravados pelo software Articulate Assistant Advanced (AAA) e, posteriormente, submetidos à análise perceptiva auditiva, à análise acústica e à análise articulatória. Após a realização da ultrassonografia de língua, será realizado, caso haja necessidade, sugestões no processo de avaliação e/ou o planejamento terapêutico a partir do que foi observado nas imagens de ultrassom.

Integrantes: Aline Mara de Oliveira – Coordenador.

2018 – Atual  Aquisição fonológica de crianças com distúrbios dos sons da fala: dados acústicos e articulatórios. Descrição: Tradicionalmente, os fonoaudiólogos clínicos apresentam dificuldades no diagnóstico diferencial entre crianças com desvio fonológico e apraxia de fala na infância, uma vez que ocorrem sobreposições das manifestações clínicas em ambos os distúrbios dos sons da fala, o que implicaria entraves no processo diagnóstico e terapêutico. Admite-se que ambos os grupos apresentam restrições motoras e simbólicas e, que possivelmente, a diferença estaria no grau de severidade da produção de fala. A inclusão de metodologias articulatórias (ultrassonográficas) torna-se possível analisar o detalhamento articulatório entre os dois grupos de crianças, contribuindo para o diagnóstico diferencial entre os dois grupos e a promoção de terapia fonoaudiológica mais eficaz. As hipóteses previstas são: H1: os parâmetros acústicos e articulatórios podem demonstrar ou revelar diferenças na coordenação gestual entre crianças com desenvolvimento atípico. H2: as medidas acústicas e articulatórias podem contribuir para quantificar o grau de severidade motora ou simbólica em ambos os grupos. O objetivo é descrever e caracterizar a coordenação gestual envolvida na produção de fala nos contextos silábicos do tipo CV, CVC e CCV de crianças com desenvolvimento de linguagem típico, com desenvolvimento fonológico atípico e com apraxia de fala infantil, do ponto de vista perceptivo e articulatório (ultrassonográfico). E verificar qual(s) protocolo de intervenção terapêutica por meio do biofeedback visual tem eficácia nos dois grupos de crianças. Quinze crianças irão gravar seis palavras contendo plosivas, fricativas e líquidas no contexto vocal /i/,/a/, /u/. Os dados serão gravados pelo software Articulate Assistant Advanced (AAA) e, posteriormente, submetidos à análise perceptiva auditiva, à análise acústica e à análise articulatória. Os resultados serão analisados usando modelos estatísticos pertinentes.

Integrantes: Aline Mara de Oliveira – Coordenador / Luciane Mari Deschamps – Integrante / Maiana Pamplona – Integrante.