Convite para defesa de dissertação
Introdução: O reflexo acústico estapediano é desencadeado pela contração do músculo estapédio na apresentação de um estímulo acústico intenso, realizando a proteção da orelha interna. A presença deste reflexo é encontrada em indivíduos com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade e integridade da orelha média. O processamento auditivo central (PAC) é responsável pela discriminação, localização, reconhecimento e compreensão do estímulo sonoro. Desta forma, indivíduos com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) apresentam dificuldade em manipular as informações que chegam pela via auditiva, e consequentemente apresentam dificuldades na leitura, escrita e linguagem. O reflexo acústico estapediano e o PAC são mecanismos regulados por estruturas do Tronco Encefálico, principalmente pelo Complexo Olivar Superior. Portanto, acredita-se que alterações neste reflexo podem predizer alterações no PAC. Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura para avaliar se há associação entre a ausência ou alteração do reflexo acústico e a ocorrência do TPAC em crianças e adolescentes. Metodologia: Esta revisão sistemática foi registrada noInternational Prospective Register of Systematic Review (PROSPERO CRD42023440214) e conduzida conforme as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA). Foram incluídos estudos observacionais (transversais e caso-controle) realizados em crianças e adolescentes, que tiveram como objetivo avaliar a associação entre a ausência ou alteração do reflexo acústico e a ocorrência do TPAC. Foram excluídos artigos de revisão, cartas, estudos de caso e resumos para eventos; estudos que incluíram indivíduos adultos e idosos; estudos realizados em indivíduos com PAC e outras doenças associadas; estudos com dados faltantes e que não sejam resgatados por meio do contato com o autor correspondente. A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: Pubmed/MEDLINE, Scopus, Web of Science, Embase, LILACS, LIVIVO, Proquest, Google Scholar e Open Grey, sem restrições de idioma e data de publicação. A pergunta norteadora foi elaborada com base na estratégia PECOS: “Em crianças e adolescentes, há associação entre a ausência ou alteração do reflexo acústico e a ocorrência do TPAC?”. Os dados extraídos dos estudos foram as características: do estudo, da população, da exposição e do desfecho. As fases 1 (leitura de títulos e resumos) e 2 (leitura na íntegra) foram realizadas por três revisores de forma independente e cega, e a etapa de extração dos dados e a avaliação da qualidade metodológica por dois revisores, sendo que quaisquer discordâncias existentes foram resolvidas em uma reunião de consenso com um terceiro revisor. Resultados: Um total de 2333 artigos foram recuperados durante a busca final nas bases de dados e literatura cinzenta, resultando na inclusão de 8 artigos. Em quatro desses estudos, foi observada proporção significativamente maior de participantes com reflexos anormais no grupo com TPAC em comparação com o grupo controle. No entanto, houve heterogeneidade metodológica entre os estudos incluídos e dados insuficientes, o que impossibilitou a realização da síntese quantitativa. Conclusão: A heterogeneidade das amostras, a diversidade nos métodos de avaliação e a presença de comorbidades, como o TDAH, complicam a interpretação dos resultados e a generalização dos achados. Embora o RA tenha potencial para ser um componente importante na avaliação do TPAC, os resultados desta revisão sugerem que ele deve ser considerado dentro de uma bateria mais ampla de testes.
Palavras-chaves: Reflexo Acústico, Testes Auditivos, Percepção Auditiva, Doenças Auditivas Centrais, Revisão Sistemática.