Orientações concluídas

Orientadora: Ana Paula de Oliveira Santana

Dissertação de mestrado

Lais Oliva Donida. Universitários com Dificuldades de Leitura e Escrita: Desvelando Discursos. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina,

Aline Olin Goulart Darde. Estudantes surdos não sinalizantes e o atendimento educacional especializado. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, .

Adriana Leal Brun Silva. Práticas de leitura e constituição do leitor com cegueira e baixa visão: o contexto universitário em questão. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina,

Elizabeth Eliassen. A discursivização do diagnóstico da dislexia: da teoria a prática. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariana Uliano. A Relação entre processamento auditivo central e dificuldade de leitura. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Cynthia Colombi Zappelini. A avaliação da Escrita em adultos com alteração neurológica. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, .

Letícia Alves. As práticas de leitura de pessoas com Síndrome de Down: implicações para a constituição do sujeito leitor.. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Karoline Pimentel dos Santos. A questão da Fluência: da normalidade à patologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Ana Lucia Monteiro. O acesso e a permanência do aluno surdo na pós-graduação: questões linguísticas e educacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Renata Rienke. Linguagem abstraída, sujeito silenciado:a ausência de linguagem nos testes de inteligência. 2009. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) – Universidade Tuiuti do Paraná,

Cláudio Antonio Sorondo Dias. Musica e Linguagem: discussões sobre um grupo de afásicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) – Universidade Tuiuti do Paraná,

Christiane de Bastos Delfrate. Enfoques acerca da Aquisição de Linguagem em crianças Psicóticas do Espectro Autístico: um estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) – Universidade Tuiuti do Paraná,

Daniela Fernandes de Fernandes. Processos interativos em grupo: sujeitos afásicos no grupo terapêutico-fonoaudiológico. 2007. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) – Universidade Tuiuti do Paraná,

Tese de doutorado

Rita de Cássia Signor. O Trastorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a constituição do sujeito/aprendiz: uma análise histórica e social. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.