Procedimentos para Solicitação de Defesa de Dissertação de Mestrado

Para se submeter ao Exame de Defesa o aluno deverá ter sido aprovado no Exame de Qualificação.

O intervalo entre o Exame de Qualificação e a Defesa de Dissertação de Mestrado deve ser de, no mínimo, 60 dias.

Prazos

A solicitação para realização do Exame de Defesa de Mestrado poderá ser encaminhada à Secretaria do PPGFONO no prazo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses.

Turma 2021: O prazo máximo para defesa da Dissertação de mestrado é até 12 de abril de 2023.

Turma 2022: O prazo máximo para defesa da Dissertação de mestrado é até 07 de março de 2024.

Procedimentos

A solicitação para realização do Exame de Defesa de Mestrado deverá ser encaminhada à Secretaria do PPGFONO via e-mail. Deverão estar anexados à solicitação os seguintes documentos:

1. a) Requerimento de Exame de Defesa (APÊNDICE I),
  2. b) Dados da Banca de Defesa (APÊNDICE II).

Solicitação na secretaria

Requerimento de Exame de Defesa de Dissertação (Apêndice I);

Dados da Banca de Defesa (Apêndice II).

Banca

04 membros titulares, sendo o primeiro membro titular o orientador (Presidente), 01 membro credenciado ao programa, 01 membro externo ao programa, 01 membro que pode ser externo ou interno, a critério do orientador. A banca deverá ter dois suplentes (sendo um externo e outro interno ao programa).

Apresentação oral do trabalho

No mínimo 20 minutos e no máximo 30 minutos. O tempo de arguição é de até 45 minutos por membro examinador da banca.

Obrigações Acadêmicas

Índice de aproveitamento do estudante superior a 7,0 (sete). Concluído todos os créditos em disciplinas. Aprovação no exame de Qualificação. Proficiência em língua estrangeira; Entrega do trabalho para a Banca 20 dias antes.

Conforme Portaria_CAPES 206/2018, os trabalhos de conclusão que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.

A participação dos membros da Banca Examinadora de Defesa poderá ser:

I – presencial;

II – remota e síncrona;

III – por combinação das modalidades previstas nos incisos I e II deste parágrafo.

Caso a modalidade seja presencial, na ausência de recursos, o PPGFONO não se responsabiliza pelas despesas dos membros da Comissão Examinadora.

No Exame de Defesa a participação do candidato poderá ser presencial, podendo ser remota (síncrona) opcionalmente.

Observação

O Convite de Defesa e o Resumo do trabalho de conclusão devem ser enviados para o e-mail ppgfono@contato.ufsc.br com 15 dias de antecedência.