PERGUNTAS FREQUENTES PROCESSO SELETIVO 2022

01/09/2021 17:11

Caso não encontre a resposta para a sua pergunta nesta seção, verifique o EDITAL

Sobre as inscrições:

-Devo enviar meu curriculum Lattes atualizado?

Sim, como consta no edital, a última atualização do currículo Lattes não deve ter data anterior a 15 dias antes da data do envio da documentação por email.

-Posso enviar fotos nítidas dos documentos ou necessariamente precisam ser digitalizadas por scanner?

Os documentos escaneados ou em formato de foto devem ser enviados em formato PDF.

-Como eu devo nomear os arquivos dos documentos obrigatórios?

Você deve nomear os arquivos com o nome do documento, por exemplo “documentodeidentificação” ou “diploma”, para facilitar a análise.

-Caso eu tenha me equivocado no envio dos documentos, posso enviar novamente e pedir para cancelar minha inscrição anterior?

Sim, isso é possível desde que esteja dentro do período de inscrição. Será considerado válido o último email enviado.

-Gostaria de me inscrever para a linha de pesquisa, localizei o professor no sistema de inscrição, porém não encontro as informações sobre este professor da linha no Edital.

Isso significa que o professor não abriu vaga neste processo seletivo.

-Posso contatar os professores para conversar sobre meu projeto de pesquisa?

Não. Conforme descrito no edital “Análise cega do projeto de pesquisa (etapa eliminatória)” deve ser respeitada. Contudo, o candidato pode consultar o Lattes do professor para melhor entendimento da área de pesquisa.

-É necessário possuir proficiência em língua estrangeira como critério obrigatório para participação no processo seletivo para alunos regulares de Mestrado?

A proficiência em língua estrangeira não é critério obrigatório para a participação no processo seletivo.

SOBRE O CURSO DE MESTRADO EM FONOAUDIOLOGIA

-É preciso ter dedicação exclusiva ao Mestrado de Fonoaudiologia da UFSC?

Não. Por se tratar de um programa novo, o curso ainda não prevê oferta de bolsas para os alunos regulares, portanto não há exigência em relação à dedicação exclusiva.

-Quando iniciarão as aulas?

A previsão para o início das aulas é para março de 2022.

-As aulas serão ministradas de forma presencial ou remota?

O Mestrado em Fonoaudiologia foi idealizado para  aulas presenciais, em virtude da pandemia do COVID-19, houve adaptação da modalidade de ensino.

-As aulas teóricas ocorrerão em quais dias?

As aulas do PPGFONO/UFSC são realizadas de segunda a sexta-feira e no início de cada semestre são aprovados e divulgados o quadro de disciplinas a serem ministradas e seus respectivos horários.

-Posso fazer disciplinas em outros programas da UFSC?

Sim. Essas disciplinas podem ser também validadas no nosso programa, seguindo as regras de validação.