Convite: Defesa de Dissertação de Mestrado
A Defesa de mestrado de Joel de Braga Junior ocorrerá na modalidade presencial na Sala H004 – Bloco H (CCS)
Introdução: Guidelines sugerem o uso de várias ferramentas para rastrear possíveis riscos e comportamentos relacionados ao Transtorno do processamento auditivo central (TPAC). Um desses é o “Auditory Processing Domains Questionnaire” (APDQ), que avalia as habilidades auditivas e de linguagem e aspectos de atenção. Possui um alto rigor metodológico, no entanto, há poucos estudos que o utilizaram, principalmente no contexto brasileiro. Objetivo: Investigar o desempenho de crianças com e sem Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no APDQ. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo transversal, analítico e multicêntrico. Foi constituído por Grupo Controle (GC): indivíduos sem diagnóstico de TPAC, com desenvolvimento típico e ausência de queixas na anamnese; Grupo Distúrbios da Comunicação Humana (GDCH): indivíduos com diagnóstico de TPAC; Grupo TDAH (GTDAH):individuos com diagnóstico clínico de TDAH. Foram incluídos indivíduos na faixa etária entre sete e 17 anos de idade, de ambos os sexos, com o português falado no Brasil como primeira língua, ausência de patologias da orelha média e limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade bilateralmente. A pesquisa envolveu as etapas de: revisão e redução do questionário, tradução para o idioma alvo, banca de juízes especialistas e não especialistas e aplicação do APDQ. No APDQ foram analisados a idade com a pontuação total e os domínios nos diferentes grupos; o nível de escolaridade dos responsáveis, grau de preocupação dos responsáveis, a sensibilidade auditiva e a dificuldade de localização sonora na pontuação total segundo os grupos de estudo; o desempenho da pontuação total e dos domínios bem como os desfechos nos três grupos de estudo. Para as análises estatísticas, foi considerado um nível de significância de 5% (p<0,05).
Resultados: Na fase de tradução para o idioma alvo houve apenas pequenas sugestões que não afetaram o conteúdo do questionário. A banca de juízes especialistas e não especialistas avaliaram as 50 questões indicando concordância com a formulação da escrita. O estudo envolveu a participação de 118 indivíduos. Verificou-se que os responsáveis das crianças do GC e GTDAH com maior nível de escolaridade foram os que tiveram as maiores pontuações no APDQ. Houve diferença significante da pontuação total com a escolaridade no GC e GTDAH. Já o grau de preocupação dos responsáveis e a sensibilidade auditiva tiveram associação com o GDCH. Verificou-se que a pontuação total e por domínio do APDQ foi maior no GC, seguindo GDCH e GTDAH com diferença significante entre eles. O questionário conseguiu diferenciar o GC dos dois grupos de estudos em todos os domínios com destaque para o domínio da atenção, em que foi possível diferenciar o GTDAH do GDCH. No que se refere aos desfechos do questionário, 70% dos participantes do GC estão no desfecho de “escuta normal” e os demais grupos no desfecho de “dificuldade de aprendizagem, escuta e linguagem”.
Conclusão: O estudo conclui que o nível de escolaridade dos responsáveis exerceu influência na pontuação total do questionário para o GC e GTDAH. O grau de preocupação dos pais teve impacto na pontuação total do questionário no GDCH. As análises das pontuações totais e dos domínios do questionário APDQ permitiram distinguir o GC dos demais grupos de estudo, sendo que o domínio da atenção foi o mais eficaz para diferenciação dos indivíduos do GDCH e GTDAH. O questionário APDQ demonstrou ser eficaz na identificação de indivíduos em risco de TPAC e/ou TDAH.
Palavras – chave: percepção auditiva; inquéritos e questionários; audição; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; criança.