Convite: Defesa de Dissertação de Mestrado

22/11/2023 16:31

Introdução: A utilização de máscaras para lecionar pode aumentar a tensão e o esforço vocal, podendo levar à disfonia, além disso, os professores previamente a pandemia apresentavam riscos para desenvolver distúrbios vocais devido à alta demanda vocal.

Objetivo: Estimar a associação entre o uso de máscara e o risco de distúrbio de voz em professores universitários.

Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo observacional, descritivo e analítico de delineamento transversal. Realizou-se a aplicação de um

questionário online elaborado pelas autoras com professores universitários que utilizam máscaras em sala de aula. Utilizou-se o Índice de Triagem para Distúrbio de Voz (ITDV) para mensurar o risco de distúrbio de voz.

Resultados: Participaram do estudo 256 docentes universitários, em relação ao uso de máscaras durante a aula, 89,3% referiu utilizar às vezes ou sempre. Foi detectado o risco de distúrbio vocal em 36,7% dos professores. O risco foi maior nos professores que relataram não se sentir descansados ao acordar e nos que utilizavam máscaras às vezes em sala de aula.

Conclusão: o uso de máscaras elevou o risco de distúrbios vocais, especialmente nos que alternavam o tipo de máscara e nos que não acordavam descansados. Os sintomas mais frequentes foram fadiga vocal e garganta seca.